A caracterização ambiental do território brasileiro e suas implicações no desenvolvimento econômico e social do País são a questão central abordada no tema de Recursos naturais e meio ambiente. Nesse sentido, são apresentadas a caracterização físico-biótica para temas da geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação; os tipos de cobertura e uso da terra incluindo as áreas urbanizadas e sua distribuição nos biomas brasileiros; a potencialidade agrícola natural dos solos brasileiros; a suscetibilidade a eventos de deslizamento; as maiores altitudes do País; as espécies ameaçadas de extinção, alguns dos principais recursos minerais e energéticos e suas potencialidades de uso, informações sobre inovações tecnológicas que respeitam o meio ambiente, bem como a presença de conselhos ambientais nas Unidades da Federação.
A inclusão do tema Recursos naturais e meio ambiente, no Anuário, tem como objetivo principal fornecer ao conjunto da sociedade brasileira um retrato do quadro natural do País, das formas de uso dos recursos naturais e dos impactos que estes usos causam. Estas informações se prestam à sociedade para avaliar os rumos que a exploração dos recursos e o desenvolvimento do País vêm tomando.
A seleção dos conteúdos presentes procurou abranger os principais assuntos tratados nos diferentes temas. Assim, temos tabelas e gráficos que descrevem o quadro natural do País, suas potencialidades econômicas, as formas como são usados os recursos naturais no Brasil e as formas como o Estado, os setores produtivos e a sociedade se organizam para lidar com as questões ambientais.
As tabelas selecionadas retratam um pouco da diversidade que o tema meio ambiente possui no mundo atual, abrangendo desde a descrição do quadro natural até estatísticas de inovação tecnológica e organização do Estado.