O Sistema de Contas Nacionais brasileiro apresenta um conjunto coerente de dados permitindo a análise da economia nacional, sua evolução, e maior precisão na análise comparativa com os outros países.
Neste Anuário, são apresentadas algumas tabelas com os principais agregados das Contas Nacionais do Brasil, constantes da publicação Sistema de Contas Nacionais: Brasil e os dados referentes às Contas Nacionais Trimestrais.
As Contas Nacionais Trimestrais apresentam os valores correntes e os índices de volume trimestralmente para o Produto Interno Bruto - PIB por atividade econômica; impostos líquidos de subsídios sobre produtos; valor adicionado a preços básicos; despesas de consumo das famílias; despesas de consumo do governo; formação bruta de capital fixo; exportações e importações de bens e serviços.
São calculadas séries de índices de volume encadeados com base de referência na média de 1995=100 com e sem ajuste sazonal; taxas comparando trimestre com igual trimestre do ano anterior (t/t-4), taxas comparando o trimestre com o imediatamente anterior (t/t-1), a variação acumulada no ano corrente e nos últimos quatro trimestres, séries de valores correntes, valores encadeados a preços de 1995 e a Tabela de Recursos e Usos - TRU anual publicada no quarto trimestre de cada ano. Além disso, o sistema trimestral engloba também as Contas Econômicas Integradas - CEI e a Conta Financeira. Os resultados são divulgados cerca de 60 dias após o término do trimestre.