As análises e estimativas demográficas baseiam-se em quatro fontes básicas de informação: os Censos Demográficos, a Contagem da População, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, as Estatísticas do Registro Civil e os registros vitais (nascimentos e óbitos) do Ministério da Saúde. O Censo Demográfico fornece um levantamento completo da população do País, sendo realizado decenalmente. Essa fonte de informação visa ao conhecimento das características dos indivíduos, das famílias e dos domicílios, bem como do perfil socioeconômico da população. A Contagem da População, realizada normalmente no meio da década, traz informações sobre as características gerais da População e os movimentos migratórios do País.
A PNAD Contínua investiga, trimestralmente, um conjunto de informações para o acompanhamento das tendências e flutuações da força de trabalho do País, associadas a características demográficas e de educação. Também contempla temas suplementares de aspectos socioeconômicos. A PNAD Contínua é uma pesquisa trimestral, realizada por meio de uma amostra probabilística de domicílios. Pelo esquema de rotação da amostra da PNAD Contínua, os domicílios selecionados para a amostra são visitados para a realização das entrevistas por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre. Assim, podem ser obtidos resultados referentes a cada trimestre ou para ano, considerando os domicílios pesquisados em determinada visita ao longo dos quatro trimestres do ano. As informações da PNAD Contínua referentes à educação são pesquisadas no segundo trimestre do ano, período no qual a investigação desse tema é ampliada. Para os demais temas, as informações são obtidas das entrevistas realizadas nos domicílios visitados pela primeira vez em cada um dos quatro trimestres do ano.
A pesquisa Estatísticas do Registro Civil fornece informações sobre a totalidade dos registros de nascidos vivos, de casamentos, de óbitos e óbitos fetais, obtidas pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, bem como sobre os divórcios declarados pelas Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis e Tabelionatos de Notas do País. Os Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM e Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – SINASC, do Ministério da Saúde, são também consultados para se avaliar o nível dos eventos vitais, conjuntamente com as estatísticas do Registro Civil.
Os dados aqui divulgados contemplam, entre outras características, a estrutura por sexo e idade da população do País, a composição por cor ou raça das populações urbana e rural nas Grandes Regiões e no País, a matriz dos movimentos migratórios por Unidade da Federação e sexo, utilizando-se a informação de data fixa, isto é, a Unidade da Federação de residência exatamente cinco anos antes da data de referência da pesquisa. Contemplam-se também as Projeções da População, revisão 2018, e os indicadores de fecundidade e de mortalidade implícitos nessas Projeções. Com relação ao número e à composição das famílias, as informações são apresentadas segundo um conjunto de características destacadas da pessoa de referência da família e, também, a distribuição das famílias, segundo os rendimentos.