As estatísticas apresentadas têm como objetivo mapear a estrutura e acompanhar a evolução das atividades econômicas referentes ao comércio e aos serviços. A existência dessas informações permite a elaboração de estudos sobre as formas de organização da produção nas distintas classes e atividades em níveis nacional, regional e estadual, bem como a contribuição destes setores à geração do Produto Interno Bruto - PIB. A partir de 2008, o IBGE adotou a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, versão 2.0 1 , provocando modificações nas pesquisas econômicas do IBGE e o início de uma nova série continuada de dados.
Adicionalmente, o sistema de Indicadores conjunturais de Comércio e Serviços cumpre o papel de reunir informações mensais sobre os setores, de modo a mensurar, estabelecer relações e fornecer indicadores que propiciem a base empírica necessária ao conhecimento e à explicação da tendência, no curto prazo, dos principais aspectos das atividades desses setores e das análises prospectivas de seu comportamento.
1 Apesar de o IBGE ter adotado a CNAE 2.0 a partir das pesquisas do ano de referência 2007, divulgando seus resultados somente em 2010, esta versão está em vigor desde o ano de 2007.